NOTÍCIAS 2019

LEITÃO DA SILVA É INAUGURADA EM 01/12/2019 COM PEDALAÇO FORA DA CICLOVIA

01 de Dez de 2019

A nova avenida Leitão da Silva foi entregue em 1 de dezembro de dois mil e dezenove pelo DER. A partir de agora, a via que conta com uma macro drenagem e seis faixas de rolamento passa a ser administrada pela PMV. As obras duraram 2.090 dias, quase seis anos e causaram muito prejuízo para o comércio local que não tem muitos motivos para comemorar. A comunidade não comemora porque não consegue atravessar a avenida onde quer por causa dos corrimões da Ciclovia central. O comércio teve seu estacionamento prejudicado pelo projeto e não foi ouvido. De que mobilidade urbana estamos falando? Ah sim, o cliente vai vir comprar de bicicleta e carregar seus produtos na garupa, aí isso contribuirá para uma cidade mais sustentável. Só que os clientes vem comprar de carro e precisam estacionar em paralelo ao longo da via. Por falar na realidade, não podemos deixar de mencionar o empenho do ex-governador do Estado Paulo Hartung, o ex-secretário de obras da Setop Paulo Ruy Carnelli, o ex-vereador de Vitória Sérgio Magalhães, a ex-secretária da Sedec Lenise Loureiro, o ex-eng. de obras Juliano Curdo. Sem eles esta obra não sairia do papel. E nós, da Assemples que não arredamos o pé. Agora temos novos desafios pela frente. Muito ainda precisa ser feito, especialmente ajustar os estacionamentos em paralelo ao longo da Avenida Leitão da Silva para o comércio local.

Veja mais

ASSEMPLES PROMOVE REUNIÃO GERAL COM ENVOLVIDOS ÀS VÉSPERAS DA ENTREGA DA OBRA DA LEITÃO

13 de Nov de 2019

No dia 13/11/2019 os associados da Assemples receberam em sua sede todos os interessados nas obras da Leitão, à véspera da entrega da obra, anunciada para dia 24 de novembro de 2019 (domingo) pelo governador Renato Casagrande, que possivelmente será adiada devido às fortes chuvas. Estavam presentes a diretoria da Assemples, vários associados empresários locais, o diretor do DER sr. Luis Maretto, a vereadora Neuzinha, representantes das comunidades de Consolação e Gurigica, representantes da Prefeitura Srª Denise Bourguion da SETRAN, sr. Otto Furtado Sub Secretário da SEDEC e o sr. Renato Soprani da SETRAN.

O sr. Maretto explicou e discutiu claramente todos os aspectos da obra em sua concepção de execução e planejamento. Respondeu e tirou todas as dúvidas dos presentes. Agradeceu a participação e o apoio da Assemples durante estes quase 6 anos. Disse que não pode atender a todos os anseios pois estava limitado à execução física do projeto, assim como foi concebido. Antecipou que o DER estuda implantar duas novas faixas de pedestres. Uma em frente à Contauto e outra em frente ao Instituto Genesis.

Os secretários das SEDEC e SETRAN passaram a discutir junto à Assemples e todos os presentes a seguinte pauta:

  1. A indicação de locais para Carga e Descarga na via, de segunda a sexta, no horário compreendido entre 09:00h às 11:00h, conforme sugestão já combinado no passado com esta secretaria, ou em outro horário em acordo com a Associação (Ofício 68/2019).
  2. Criação e autorização de paradas rápidas na via, 15 minutos por exemplo, para comércio desprovido de estacionamento privativo;
  3. Implantação do sentido único na rua Frederico Lagassa, entrando na Mil Lâmpadas/Tecnopar e saindo na Pólen/Metron, mantendo o semáforo que permita o retorno para a própria Leitão sentido av. Maruípe (Ofício 60/2019);
  4. Ampliação das faixas de pedestres ao longo da av. Leitão da Silva com a devida sinalização, para evitar que pedestres, clientes e comunidade "pulem" das proteções da ciclovia para encurtar distância e coloquem suas vidas em risco;
  5. Manutenção do retorno para a própria Leitão da Silva sentido av. César Helal, na rua das Palmeiras - Edf. Contemporâneo;
  6. Substituição das placas de estacionamento "Expressamente Proibido Estacionar" por "Proibido Estacionar", ao longo de toda a av. Leitão da Silva; /li>
  7. Autorização para paradas na terceira faixa da Avenida Leitão da Silva aos sábados (Ofício 68/2019). Fixação da sinalização. Tal pleito se faz necessário para fomentar o fluxo de consumidores nos finais de semana, haja vista desprovermos de uma quantidade de vagas razoáveis na via e nos entornos. Já discutimos com esta secretaria desde o início das obras;
  8. Conclusão de todas das vias de acesso à av. Leitão da Silva ainda pendentes de obras, com implantação de áreas de Carga e Descarga;
  9. Boa vontade para entrar em acordo com a Assemples para finalização da demanda judicial sobre os estacionamentos frontais longitudinais e em paralelo dos associados e ao longo de toda avenida Leitão da Silva;
A PMV informou que será possível a utilização da 3ª faixa de rolamento para estacionamento sábado, domingo e feriados; Ainda, as primeiras vagas das vias transversais da Leitão da Silva serão destinadas a carga e descarga, mas ainda estão estudando a possibilidade de espaços para carga e descarga na avenida Leitão da Silva. A "parada rápida" ainda está em estudo. A implantação do sentido único da Frederico Lagassa será feito.

Veja mais

ASSEMPLES COMEMORA SEU 5º ANIVERSÁRIO

30 de Ago de 2019

Num coquetel, com ambiente descontraído, a Assemples celebrou os 5 anos de existência no Espaço Gourmet da Composé, no último dia 30 de agosto, com a presença de vários associados e autoridades, dentre elas o Deputado Estadual, Fabrício Gandini.

O encontro foi a oportunidade de confraternização entre os lojistas que compõem a associação. O Gerente Financeiro e Tesoureiro da Assemples, Glaicon Luppi Baptista deu início ao evento dando as boas vindas enfatizando que "a Leitão da Silva é um ponto de referência de material de construção e de negócios para o todo o Espírito Santo". Dando seguimento às falas, o Vice-Presidente da Assemples, Sr. Bruno Denardi fez menção ao 5º aniversário lembrando que "o encontro dever ser muito comemorado por todos, pois, a união dos lojistas irá fortalecer cada vez mais a associação, não apenas pela ocasião da obra, mas pelos objetivos almejados pelos lojistas." O Tenente Coronel Geovani, da Policia Militar do Espírito Santo, reforçou a importância do apoio aos empresários "que unidos formam a força propulsora do empreendedorismo no País", finalizando com os cumprimentos aos presentes.

Veja mais

ATÉ QUANDO?

21 de Jul de 2019

Até quando? Uma simples pergunta. Contudo, representa muito para quem vive com uma obra no "pé" há mais de cinco anos. Traz um sentimento de indignação por um projeto sem precedentes na capital do Estado do Espírito Santo em que tantos atropelos inexplicáveis, culminaram com um atraso incabível. Qualquer projeto que se delonga o prazo inicial concebido, traz prejuízo. Prejuízo financeiro. Prejuízo de imagem. Prejuízo para os usuários. Prejuízo para os comerciantes locais nem se fala.

Por que tanta demora? Não falta em quem colocar a culpa. O governo do Estado. A prefeitura da Capital. O DER. A Cesan. A EDP. A chuva. As pedras. A copa. Os feriados. As greves. Etc. E o tempo passa.... passou mesmo. Cinco anos se passaram. Agora, vem a promessa "certeza" que em novembro de 2019 estará entregue. Entregue pode até ser, mas pronta não. As ruas transversais precisam de atenção e cuidado.

Houve uma drástica alteração na rotina dos comércios locais com o estrangulamento do estacionamento frontal devido a ampliação da via para uma terceira faixa e uma pista no vão central pra bicicletas. Estacionamento estes antes, legitimamente autorizados de acordo com o projeto de construção antiga das edificações, agora estrangulados pelos afastamentos dos postes.

A avenida Leitão da Silva tem uma vocação comercial muito forte. Pulsa produtos de material de construção. É capaz de fornecer ao consumidor tudo para concluir sua obra de construção e reforma, atraindo inclusive consumidores de outros municípios. Este cliente não vem de bicicleta e nem de ônibus. Ele precisa estacionar o seu carro, e o lojista precisa abastecer a sua loja com mercadorias com uma eficiente carga e descarga. Até quando discursos sem efetividade continuarão a não fazerem as coisas acontecerem?

Precisamos de decisão. Precisamos de apoio dos governantes e legisladores. Precisamos por exemplo, pelo menos, manter os estacionamentos longitudinais ao longo da avenida Leitão da Silva. É questão de sobrevivência. Se não, vamos aguentar até quando?

www.assemples.com.br

Veja mais

ASSEMPLES PROMOVE REUNIÃO SOBRE SEGURANÇA NA LEITÃO

17 de Abr de 2019

No dia 17 de Abril de 2019 tivemos mais uma importante reunião da Assemples. Estavam presentes o diretor do DER Luiz Cesar Maretto Coura, o Capitão Fernando Habib Sampaio da 3a cia da PM de Vitória que atende a Leitão da Silva, que apresentou um estudo detalhado do mapa da criminalidade na nossa região, inclusive ações de combate e prontidão do comando militar. Todos participaram e tiraram suas dúvidas e ao final da apresentação parabenizaram a PM capixaba.

Diante da platéia de vários Associados e representantes governamentais, o Sr. Luiz Maretto confirmou o compromisso das datas já informadas mês passado na Assemples, que até 31/05/2019 já teremos asfalto da Pólen até o Cias e que até 30/11/2019 a obra será entregue. Todos se mostraram confiantes com o compromisso reforçado. Os presentes agradeceram o compromisso da administração pública.

Ainda, foi noticiado aos presentes o estudo para o primeiro PEDALAÇO ASSEMPLES, por um comércio mais forte! Todos acharam um ótimo evento e desejam participar.

Veja mais

ASSEMPLES APERTA GOVERNADOR EM VISITA ÀS OBRAS DA LEITÃO

13 de Fev de 2019

O governador Renato Casagrande (PSB) prometeu que o Governo do Estado vai entregar as obras da Avenida Leitão da Silva, em Vitória , até o mês de novembro de 2019. Ele visitou os trabalhos na manhã desta quarta-feira (13) e garantiu que o governo tem condições de entregar a via pronta neste prazo.

O primeiro trecho a ser liberado é entre a Rua Dona Maria Rosa e a Rua das Palmeiras. A liberação nesta parte acontece até o início do mês de abril. Nesse trecho houve um adiamento, já que na semana passada o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES), Luiz Cesar Maretto, afirmou para a rádio CBN Vitória (92,5 FM) que as obras seriam entregues até o final deste mês.

Até a próxima semana serão iniciadas as obras entre a Avenida César Hilal e a Beira-Mar, onde haverá intervenção na calçada e construção de ciclovia no canteiro central. Não haverá interdição da via, de acordo com o DER-ES, apenas será usado um trecho de uma das três faixas para a passagem de pedestres, com reforço na sinalização e colocação de cercas. O prazo dessa parte será de 90 dias.

Já o trecho entre a Avenida Rio Branco e Avenida César Hilal, começam até o início de março. Segundo Casagrande, mesmo com obras ainda iniciando, o governo tem condições de entregar totalmente a avenida em novembro.

"Temos condições financeiras de fazer até antes, mas a operação da empresa exigirá um prazo maior. Estou cravando o mês de novembro, que é o que temos condições de fazer a entrega dessa obra, como conversei com o diretor do DER-ES", garantiu Casagrande.

PREJUÍZOS

O presidente da Associação dos Comerciantes da Avenida Leitão da Silva, Welington Gonçalves dos Santos, declarou que cerca de 40 comércios foram fechados desde o início da obra, em 2014. Ele imaginava que, com o novo governo, a obra ficaria pronta antes.

"Estamos sofrendo muito. Não sabemos como estamos sobrevivendo nessa situação. A gente esperava que fosse antes de novembro. No início a promessa era 586 dias de obra, se não me engano, mas quase que triplicou o prazo, passando de cinco anos. Para nós, quanto antes melhor", declarou.

As obras na Leitão da Silva começaram no ano de 2014, com previsão inicial para término em meados de 2015. Após mudanças no projeto inicial da obra, que passaram a contar também com uma reestruturação no sistema de saneamento e drenagem da região, o orçamento inicial que era de R$ 50 milhões saltou para R$ 115 milhões. Após várias previsões de entrega sem sucesso, o último prazo anunciado foi para agosto de 2019 e agora novembro.

(Reprodução de Reportagem do Jornal Gazeta on line de 13/02/2019).

Veja mais

REUNIÃO DOS ASSOCIADOS COM O NOVO DIRETOR DO D.E.R.

30 de Jan de 2019

A primeira reunião da Assemples do ano de 2019 foi um sucesso. Estiveram presentes na reunião vários associados, representantes do governo, além do atual Diretor-geral do DER, Sr. Mareto, que prestou as seguintes informações.

A av. Leitão da Silva é a prioridade do Governo do Estado, gestão Casagrande. O governo está ciente do prejuízo que as empresas têm sofrido. É uma obra aparentemente simples, mas tem suas peculiaridades. Disse também, que ele, pessoalmente, está diariamente no canteiro da obra da 07:30h às 08:30h .

Informou, em suma, que a obra está dividida em 3 etapas: 1ª. Fechar do trecho que compreende da Eletromil até a Rua das Pameiras; 2ª. Rio Branco até a av. César Hilal; 3ª. Da Cesar Hilal até a av.Beira Mar.

Houve alteração no projeto na parte da Cesar Hilal no que tange a Calçadas, meio-fio, micro-drenagem, já aprovado pela Prefeitura de Vitória, aguardando a liberação de um PDT. Trecho mais fácil da obra. Inicia em Fevereiro/2019.

Sobre o trecho da Av. Rio Branco para a Cesar Hilal: Alteração do local onde está sendo colocada a galeria irá evitar ao máximo as pedras; o lugar da galeria poderá ser colocado até mesmo abaixo das calçadas, quando possível. Irão retirar a tubulação da antiga da Cesan substituindo por novas se necessário. Mais informações no final de Fevereito.

As Galerias serão montadas até a Ruas das Palmeiras e será fechado com pavimentação ainda no mês de fevereiro.

Voltou o bate estaca para próximo à Eletromil,agora com Quatro equipes na obra em quatro frentes.

A empresa está trabalhando todos os sábados e diariamente até as 19:00h. Contrato com aditivo para concluir até agosto. O prazo será perseguido pelo Governo. Almeja a pista liberada em toda a Leitão da Silva até o final de setembro!

O sr. Mareto informou ainda que o DER já solicitou mais 432 galerias, e ainda mais tres pedidos de 300. Até o final de fevereiro, fechará todo o trecho que está aberto, com as galerias. Março com toda a pavimentação concluída. Até março, previsão de chegar das palmeiras até próximo a Eletromil. Cronograma de obra baseado na colocação das galerias.

Só haverá abertura de trechos com galerias já presente na obra. Não haverá mais aberturas de trechos sem o devido material presente na obra.

A parte do Carone está prevista para a partir de março. Galeria no lado esquerdo, sentido Maruípe.

O trabalho vai ser feito com a previsão de entrega definitiva da obra até dezembro de 2019.

A Srª Lenise, Secretária de Estado de Recursos Humanos, também esteve presente na reunião e comentou sobre a questão do recuo do muro na Rua Marins Alvarino, com previsão de início em Fevereiro, que proporcionará a ampliação desta rua, melhorando o trafego de usuários e veículos das empresas adjacentes.

Veja mais

PESQUISA ASSEMPLES DOS PONTOS COMERCIAIS NA LEITÃO DEZEMBRO 2018.

14 de Jan de 2019

No mês de dezembro de 2018, uma equipe da Assemples percorreu a avenida Leitão da Silva, mapeando os estabelecimentos em toda a extensão da via. Constatamos 128 comércios abertos, 8 para alugar, 11 pontos fechados, 14 casas e 7 terrenos vazios, totalizando 168 propriedades na amostra. Interessante observar que em dezembro de 2017, numa mesma contagem, apuramos 121 comércios abertos, ou seja, 72% do total de 171 propriedades e em 2018, 128 comércios abertos ou seja, 73% das propriedades. Ainda dentro da mesma análise, resgatamos o levantamento de 2015 (segundo ano de obra), onde tínhamos 124 comércios abertos, 10 para alugar, 8 pontos fechados, 18 casas e 7 terrenos vazios, totalizando 167 na amostra.

Em 2015 haviam 5% dos pontos fechados e em 2018 8% de pontos fechados. No entanto, em 2015 havia 74% de comércios abertos e em 2018 foram 73% de comércios abertos, um recuo de apenas -1%.

Isso mostra a força da avenida Leitão da Silva. É uma via com vocação para o comércio e o poder público não pode enterrar o comércio local. Mesmo com cinco anos de obra na av. Leitão da Silva (03/2014 a 03/2019) e com o desastre econômico imposto pelo governo federal de 2015 a 2018, e perda em média de faturamento dos lojistas locais de -32% a -55%, e alguns até fecharam suas portas, a via se revitalizou, continua de pé como um importante polo de negócios da capital.

Destacam-se também os que não sucumbiram, não entregaram os pontos, se reinventaram e esperam que a obra termine em 2019 para poder, de verdade, sem interferências, fazer o que sabem fazer de melhor: Fazer bons negócios!

Veja mais